GERENCIE SUA EQUIPE COM OS ENSINAMENTOS DA MINHA AVÓ

Eu não sei vocês, mas minha avó é a melhor de todas e coloca muito CEO, Diretor e Gerente no bolso quando o assunto é atendimento, fidelização e motivação.

Antes de mais nada, vou apresentar a Sra Inês, Dona “Dinha” para os mais íntimos. Uma pessoa hilária e que realmente não se importa muito com a opinião dos outros, então sua vida é divertidíssima.


Ela possui algo incrível chamado “Audição Seletiva”, que consiste na arte de ouvir apenas o que lhe convém e falar de qualquer assunto em qualquer momento. Então deixa comentários embaraçosos sobre mim e minha família durante os almoços de domingo, que por sinal são memoráveis.


Honestamente, Dona “Dinha” é a mulher mais divertida que eu conheço. Nenhuma outra mulher se compara à minha avó. Ela é a melhor pessoa, com uma risada infinita e sempre com um conselho para oferecer.


A lista de lições que minha avó pode ensinar para qualquer colaborador e gestor está logo abaixo:


01. Faça tudo com CAPRICHO (principalmente a comida)


Muitas pessoas podem saber cozinhar, mesmo que não o façam diariamente. Mas vinha avó faz tudo que põe a mão com muito capricho, pode ser um macarrão alho e óleo, uma lasanha ou a famosa ceia de natal. Ela se preocupa com todos os detalhes e sempre coloca o seu melhor.

Ela conhece as receitas de cabeça, tem domínio da cozinha, conhece os processos, as ferramentas, por vezes faz tudo sozinha, mas o principal é que ela conhece muito bem os seus clientes (Marido, filhos e netos), consegue oferecer um produto personalizado, de qualidade e com um toque todo especial.


Quem não gostaria de ter um produto assim?

Minha avó tem o poder de transformar uma salada aparentemente chata em um prato de cinco estrelas. Imagina o que ela faria com uma empresa inteira?


02. Seja o Imã que une as pessoas


Minha avó ama tudo que tem e todos a sua volta. Ela ama quase todos os outros que trouxemos para casa. Ela ama até depois de algo sair errado e ter que dizer, com amor: “Eu te disse".


Com essa característica ela está sempre cercada de pessoas e acaba se tornando uma espécie de imã, capaz de unir as pessoas em uma mesa, não sendo necessária uma data ou razão para comemorar. Todos querem de alguma forma participar daquela mesa.


Que tal tornar sua equipe uma mesa farta e cobiçada por todos? Para isso, você precisa se tornar esse Imã, mesmo que você não seja o Gestor, experimente ser essa pessoa que dá a liga entre as outras.


03. De nada adianta ser Luz, se não iluminar o caminho dos demais


Pode ser uma bagunça doméstica ou uma bagunça na vida, minha avó sabe como arrumar. Ela sabe como tirar uma mancha de vinho tinto de uma camisa branca, sabe como sair da dívida do cartão de crédito e até receita medicamentos para dores, mesmo que sempre seja Arnica com Minâncora.


Ela pode até ficar decepcionada, mas nunca irá te abandonar. Ela permitirá que você aprenda com seus erros e se torne uma pessoa melhor por causa deles. O bom líder sabe quando deve ajudar seu funcionário, delegar é completamente diferente de “delargar”.


Ajude, ensine, mostre o caminho correto, o respeito cresce de forma exponencial, assim sua equipe nota o quanto precisa de você, dos seus conhecimentos e vão até pedir conselhos pessoais. Mas isso só prova o quanto você é respeitado. Seja a luz que guia o caminho da sua equipe.


04. Stay Hungry, Stay Foolish


As avós chegaram a um ponto em suas vidas em que não levam a vida tão a sério. Minha avó ri de todas as minhas piadas e me ensina como não se matar pelos pequenos problemas. Quando você está estressado, ela ensina o valor do riso.


Ela também me ensina que não sabemos tudo e devemos sempre aprender. Com mais de 70 anos, ela começou a usar um smartfone e agora me manda mensagens e fotos diariamente.


E você? Já parou de aprender? Acha mesmo que já sabe tudo e que as novas tecnologias não servem para nada?

Esteja faminto pela sua melhoria e pelo seu sucesso, mas nunca esqueça de colocar um sorriso no rosto e tratar os outros com carinho. Queira ser o melhor em tudo que faz, mas tenho sempre em mente que somos “tolos” e ainda não aprendemos tudo.


05. Gerenciar é mais “Servir” e menos “Mandar”


É quase impossível impedir minha avó de lavar a louça depois de um jantar em família. Dizemos a ela para relaxar, mas quando viramos as costas, ela está lavando a louça à mão.


Não importa o quanto brigamos, Dona “Dinha” sempre quer nos ajudar. As avós são mais confiáveis ​​do que qualquer outra pessoa em nossas vidas e, independentemente de hora ou local, sempre encontrarão uma maneira de nos ajudar.


Talvez a função mais importante de um gestor seja criar um ambiente “seguro” para que a equipe possa performar da melhor maneira possível. Essa equipe deverá estar ciente que erros acontecem, mas que não devem ser repetidos, e devem saber que o gestor está ali para ajudar e guiar quando for necessário.


Às vezes, mais do que estar a mesa com a equipe, o líder deve deixar a festa acontecer e sair para lavar a louça. Sua equipe é o seu reflexo, a vitória e alegria deles deve ser a sua.


06. Tenha, Realmente!, um Propósito definido


As avós têm um amor incondicional pelos netos e pela família. Elas sabem que devem manter a família unida e estão sempre preparadas para ajudar.


Elas conhecem cada peculiaridade de cada membro da família e sabem até qual a comida preferida de cada um. Se estou com problemas, minha avó sempre tem uma bela xícara de café, um bom conselho e uma risada gostosa pra me receber.


Para todas as avós por aí: Obrigado por nos ensinar a gerenciar pessoas de verdade.

___________________________________________________________________________________________

Você precisa de alguém para ajudá-lo a identificar esses itens? Alguém com um histórico de liderança para ajudá-lo a alcançar seu objetivo? Então não deixe de visitar o site www.mathiasemke.com.br e conhecer o “Método & Magia”, uma filosofia de trabalho que pretende Aprimorar a Excelência, sem perder o encanto do atendimento.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo