TRATE SEUS CLIENTES COMO O KINDER OVO

Eu gosto muito de surpresas. E com certeza não estou sozinho nessa, já que “surpreender seus clientes” é um conselho muito repetido aos empreendedores, todo mundo acha que tem fórmulas mágicas para encantar. Na verdade, eu fiz uma pesquisa no Google sobre “Surpreender seus Clientes”, escrevi exatamente dessa forma, e obtive incríveis 14.400.000 resultados.


Surpreender seus clientes é muito bom, já que isso geralmente significa que você excedeu as expectativas deles. E isso praticamente garante que seus clientes estarão de volta. Esse conceito não é tão complicado assim - é tudo questão de pensar de maneira diferente e entregar o inesperado.


Porém essa barra - o nível do que é esperado - muda rapidamente nos dias de hoje, os clientes estão frequentemente te comparando com todos a sua volta e querem cada vez mais. Para nossa preocupação, um cliente Frustrado é capaz de fazer muito barulho na internet, por esse motivo devemos sempre pensar em agradar e porque não surpreender nossos clientes.


Por exemplo, muitos compradores on-line agora esperam uma oferta de "frete grátis" quando fazem seus pedidos. Mas pare para pensar: E oferecer frete grátis para devoluções? Quantas empresas fazem isso? Com certeza ainda é uma surpresa agradável e pode ajudar a empurrar o cliente a comprar novamente. A gigante da Internet ZAPPOS.COM aperfeiçoou isso. Faça um teste, vá até o site deles e leia os comentários dos clientes. Mais e mais pessoas relatam como estão felizes com a experiência da Zappos.

Ir a sites da Web e ler comentários de clientes é uma ótima maneira de aprender sobre práticas de negócios boas e ruins. Faça Isso!

Recompensar seus melhores clientes através de uma surpresa pode valer a pena. Isso pode vir na forma de um e-mail promocional que oferece um ótimo negócio. Mas para que a oferta seja realmente apreciada, informe seus clientes importantes sobre o fato de que isso não é feito para ninguém. Se alguns clientes são de fato especiais, você precisa dizer isso a eles. Chame-os clientes de platina ou algo mais que defina seu status especial. Os seres humanos são muito apegados a rótulos e as palavras.


Fique atento a todos a sua volta. Cuidar até mesmo dos seus clientes mais casuais pode rapidamente transformá-los em compradores fiéis. Devo ressaltar aqui que não podemos de forma alguma esquecer da qualidade dos nossos produtos. Não fique tão envolvido tentando surpreender seus clientes que você se esqueça de prestar atenção ao seu core business e ao que seus clientes esperam de você.

Pense no KINDER OVO, isso mesmo! Se você tem entre 25 e 35 anos, com certeza pegou a época áurea desse produto. Quem não se lembra das incríveis surpresas que vinham, além de um chocolate delicioso, os brinquedos eram de extrema qualidade, muito bem confeccionados e muito bem pensados. Existiam até mesmo coleções, muitas delas com histórias de personagens e até desenhos animados. Lembra dos famosos Hipopótamos azuis? Dos anões de jardim? Das Tartaruguinhas de férias? Ahhhh, e da família de Leõezinhos, aqueles das LEOVENTURAS?

Enquanto muitos se divertem com as surpresas em cada Kinder, te digo que não foi só isso que vendeu milhões de unidades do doce. Se as pessoas não gostarem do sabor do chocolate, o presente especial não significa nada. Ai que vem o insight, A Kinder Ovo Conseguiu unir o sabor (Qualidade), uma surpresa incrível e ainda conseguia uma história para fidelizar as crianças (Surpreender o cliente). Essa é uma fórmula do “esperado” e do “inesperado” que impulsionou o Kinder Ovo ao sucesso.


A chave disso? - você não pode superar as expectativas até encontrá-las. Então, como você faz as duas coisas? Não cometa o erro muito comum de pensar que é tudo sobre surpreender o cliente. Se seus produtos ou serviços não tem qualidade, nenhum excelente serviço ao cliente vai compensar isso. Por outro lado, o péssimo atendimento ao cliente afetará negativamente as empresas que oferecem até os melhores produtos ou serviços.


Muitas empresas falam sobre a satisfação do cliente. Embora isso pareça um objetivo grandioso, precisamos criar uma base de clientes verdadeiramente dedicada, você precisa ir além de simplesmente satisfazer seus clientes e encontrar maneiras de surpreendê-los e encantá-los - para acrescentar aquela “coisa” especial que ajuda você a se destacar. Qualidade e bom atendimento devem ser encarados como estratégias da empresa.


Transforme seus clientes em crianças dos anos 90, aquelas, como eu, que seriam capazes de tudo para comprar um Kinder Ovo. Esperávamos o esperado, aquele delicioso chocolate ao leite, mas no fundo esperávamos mesmo o inesperado, a cada compra uma linda surpresa ali dentro nos encantava e nos fazia querer comprar mais.

Pense... Esse não é o sonho de qualquer empresa?
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