UM EXEMPLO DE LÍDER OU UM LÍDER DE EXEMPLO?

O que é um bom líder para você?

Pense em dois líderes, famosos ou não, que você admira e respeita. O que eles fazem de tão diferente para ter seu respeito? Quais características eles têm que os ajudam a se destacar nesse universo de “High Stakes”?

Liderança não é um grande mistério. Os grandes líderes têm diversas características específicas em comum. Essas características podem ser aprendidas e desenvolvidas. Existe sim, uma tendência de certas pessoas e características que facilitam a vida de um líder, mas te garanto que a liderança PODE e DEVE ser treinada e aprimorada.


Como líder ou pretendente a líder, você precisa entender quais são essas características específicas e como elas o ajudarão a alcançar uma alta performance e um nível elevado de sucesso na sua carreira. Aqui eu vou contar 8 dicas para ajudá-lo a entender e aplicar essas características em seu dia-a-dia e assim se tornar um dos dois líderes de respeito lembrados na pergunta feita acima.


Olhe novamente para os dois líderes que você identificou. Passe por cada um dos pontos listados abaixo e observe como eles fazem cada um e em como poderia se adequar a sua realidade de trabalho.


Os grandes líderes lideram pelo exemplo com uma visão ou propósito orientador superior. Eles possuem uma paixão insaciável por implementar com sucesso a visão da empresa, independentemente da desaprovação daqueles indivíduos que não conseguem ver o quadro geral. Eles não perdem tempo se preocupando com responsabilidades ou problemas do dia a dia. Em vez disso, eles se concentram em onde a organização precisa ir e estão dispostos a lutar por essa motivação.


Os grandes líderes sabem ser eles mesmos e têm orgulho de quem são. Por se sentirem confortáveis ​​com quem são, podem fazer o que precisam e dizer o que precisam dizer com convicção - e sem se preocupar com o que os outros pensam. Eles têm confiança em sua moral perante as equipes.


Os grandes líderes têm a capacidade de inspirar confiança nos outros. Eles podem comunicar de forma clara e concisa sua mensagem para motivar as pessoas a seu redor a serem melhores e buscarem o próximo nível de realização. As pessoas farão mais pelos líderes que respeitam do que por qualquer outra pessoa, ainda mais se for uma imposição pelo medo.


Grandes líderes nunca são egoístas. Ao contrário do funcionário estrela, eles não se concentram em provar a si mesmos, mas se concentram incondicionalmente (e não egoisticamente) no que é melhor para a organização. Eles colocam sua visão para a empresa acima de seus próprios interesses e sempre pensa em prol da equipe e do sucesso.


Grandes líderes raramente se questionam. Em vez disso, eles escutam sua voz interior e confiam nela completamente, permitindo que ela seja o guia a cada passo que dão, mesmo quando se movem em direções que ninguém havia seguido antes. Para ser um grande líder, você deve acreditar nessa voz e confiar que ela sempre estará lá para guiá-lo.


Grandes líderes sabem quando seguir conselhos. Eles valorizam o apoio de outras pessoas e trazem outras pessoas ao seu círculo, que podem fornecer os conselhos de que precisam. Eles percebem o tamanho de suas tarefas e encontram os recursos e as pessoas de que precisam para gerar apoio, o que é vital para o sucesso. Você pode desenvolver seus melhores talentos fornecendo a eles treinadores e mentores, para que eles tenham apoio quando precisarem.


Os grandes líderes possuem a previsão de avançar, mesmo nos momentos mais questionáveis. Eles assumem riscos e percebem a importância de seguir adiante - desafiando a si mesmos e a outros a se aventurarem em novas direções. Eles percebem que isso faz parte de sua responsabilidade. Uma vez que eles realizam a visão, eles se levantam para a ação e assumem os riscos necessários para a implementação daquela nova empreitada.


Os grandes líderes amam o que fazem e expressam sua paixão aos outros. Eles exalam uma energia apaixonada que irrita os outros ao seu redor. Eles têm uma personalidade leve, sem esforço e clara, projetada para todos que conhecem, porque estão muito afinados com seu trabalho. Outros sentem isso e querem fazer parte da visão que o líder está apresentando.


Grandes líderes aprendem a liderar seguindo. Eles confiam naqueles que têm autoridade acima deles e são leais a eles. Eles são inspirados pela visão que está sendo transmitida a eles e podem até perceber que gostam e desejam ser mais como seus líderes e gerentes.


Grandes líderes nunca desistem. Eles abraçam e superam quaisquer obstáculos, pessoais ou não, que se interpõem no seu caminho. Assim, eles precisam fazer o trabalho necessário em si mesmos e eliminar os hábitos que estão impedindo de ser o melhor líder possível.


Espera aí... Você apresentou 10 dicas de liderança e não somente 8.


Pois bem então, vamos a décima primeira dica. Grandes Líderes sempre entregam algo à mais. Para os grandes líderes estar na média não é o objetivo. Eles são considerados positivamente insatisfeitos, sempre querendo fazer mais e fazer melhor. Eles odeiam frases como: “Isso não é meu trabalho” ou “Ninguém me pediu”. Eles querem ser e se cercar de pessoas Proativas e que entregam sempre esse à mais, superando as expectativas do trabalho, do cliente e dos líderes.



E ai? Está preparado para ser um grande líder?



___________________________________________________________________________________________________


Você precisa de alguém para ajudá-lo a identificar esses itens? Alguém com um histórico de liderança para ajudá-lo a alcançar seu objetivo? Então não deixe de visitar o site www.mathiasemke.com.br e conhecer o “Método & Magia”, uma filosofia de trabalho que pretende Aprimorar a Excelência, sem perder o encanto do atendimento.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo